As características pessoais e técnicas do Assistente Social


As qualidades humanas representam um papel mais importante do que os conhecimentos e o próprio domínio das técnicas uma vez que é mais difícil ensinar um sentido de serviço ou compromisso a uma pessoa com amplos conhecimentos e capacidades técnicas do que dar esses mesmos conhecimentos e técnicas a uma pessoa com qualidades humanas, comprometida com as pessoas.

                Assim, as principais qualidades humanas necessárias para se ser um Assistente Social competente são:

             Sensibilidade social: exige uma capacidade de perceber e responder às necessidades, problemas, emoções, preferências e maneiras de pensar do individuo e daquilo que ele é e quer; capacidade de perceber a dor que não se vê.

             Convicção e confiança nas pessoas e na sua capacidade de realização e resolução dos problemas: é necessário que o trabalhador social esteja convencido de que todas as pessoas são capazes, impulsionando-as a ser protagonistas da resolução dos seus próprios problemas e a sair da sua situação. No entanto isto não basta, é preciso dar às pessoas meios para viver, e ajuda-las ou criar condições para que estas encontrem, antes de mais, uma razão.

             Capacidade para a motivação e estimulo: capacidade de movimentar, orientar e activar comportamentos, de induzir a acção para que o individuo consiga alcançar as suas metas pois, os programas de trabalho social dependem da motivação e interesse das pessoas envolvidas para serem meios activos do próprio processo e na mudança da situação. Para que isso possa acontecer é necessário algum entusiasmo e optimismo. O assistente social tem que ser capaz de gerar iniciativas e sugerir soluções para os problemas, respeitando liberdade de opção e de escolha de cada pessoa.

             Aptidão para o relacionamento humano: capacidade para as boas e para potencializar encontros. Isto não significa que o assistente social tenha que ter um estilo de relacionamento agrade a cada um dos seus clientes mas exige uma táctica de trabalho com base na “sedução” como forma de estabelecer relações de simpatia e de confiança com as pessoas, oferecendo afecto e interesse pelo cliente. Isto exige uma capacidade de superar as situações tensas e de conflitos, assumir a diversidade de maneiras de ser e, também, a capacidade de compreensão das falhas do outro.

             Maturidade humana: assumir a responsabilidade dos seus actos e dos compromissos, perceber os factos de maneira realista, aceitar as outras pessoas como indivíduos únicos, diferentes e insubstituíveis, capacidade de agir com equilíbrio.

             Fortaleza e afinco para vencer dificuldades: é preciso sermos perseverantes e agir sabendo que as dificuldades existem e que temos que ultrapassá-las.

                No entanto, e apesar de estas serem características muito importantes, são necessários, também alguns conhecimentos e tácticas adquiridas durante a formação do profissional.

                São elas:

             Empatia e distanciamento: o assistente social deve criar alguma empatia o cliente, no entanto não se deve envolver demasiado emocionalmente para que se mantenha objectivo e consiga alcançar os seus resultados;

             Pragmatismo e criatividade: o profissional deve ser capaz de criar soluções com base nos recursos disponíveis;

             Sinergia: capacidade de movimentar as várias energias e os seus conhecimentos para a resolução do problema;

             Flexibilidade e coerência: o assistente social deve estar disponível para ouvir o seu cliente sempre que ele a solicita, sem ter um horário rígido. Deve tratar todos os seus clientes de igual forma. 

             Avaliação e estratégia: a avaliação deve sempre ser parte integrante do trabalho de um assistente social por forma de este desenvolver a sua capacidade critica e melhor perceber os seus erros para, assim, desenvolver uma estratégia melhor e mais eficiente.
             Análise e síntese: a análise da intervenção é um factor importante que contribui para uma melhor avaliação e, também, para a síntese dos pontos positivos e negativos que irão contribuir para a definição de uma nova estratégia.